É nesse campo que entra o marketing de conteúdo: sua principal missão é manter a atenção e o interesse dos usuários que acessam um site e conduzi-los a concretizar uma conversão. Por isso, essa ação tem sido de grande importância nos trabalhos feitos por empresas de marketing digital.
Melhor relacionamento com os clientes: um trabalho de marketing de conteúdo permite que as empresas se relacionem com seus clientes em todas as etapas de uma compra, reduzindo a possibilidade de que esses clientes sejam atraídos pelo concorrente, desistindo da compra. Em um processo que mantém o interesse do cliente em todas as suas fases, este dificilmente sentirá vontade de procurar uma melhor solução em outras empresas. O Marketing de Conteúdo, portanto, tem o poder de fidelizar o cliente a uma marca.
1 - Aumentar o engajamento com a marca: Pesquisas realizadas sobre o comportamento do consumidor indicam que os clientes não mais se satisfazem com marcas que somente os procuram para falar de produtos e induzi-los a comprar. Eles querem mais do que a propaganda por si, exigem da empresa que lhes ofereça conteúdos que são realmente relevantes. Nesse sentido, o marketing de conteúdo busca criar uma relação de confiança entre empresa e cliente que vai além da venda: participa de momentos da vida do consumidor, ajuda-o a solucionar problemas do dia-a-dia, mesmo que não tenham relação direta com o produto ou serviço oferecido pela empresa. Essas ações aproximam a empresa do cliente, que mantém uma boa imagem da marca.
2 - Aumentar a visibilidade de uma empresa: Mesmo que uma empresa possua um site profissional totalmente reestruturado e otimizado segundo as exigências de posicionamento das páginas de resultados (Google, Bing, Facebook, etc), se ela não oferecer em sua página um conteúdo de qualidade e relevância, perderá posições em número de acessos e em tempo de navegação por clique, uma vez que os consumidores se interessarão muito mais por sites que tenham um marketing de conteúdo. Dessa maneira, independente de sua responsividade, o site perderá posições. Investir em marketing de conteúdo é uma estratégia importante para se alcançar o topo dos resultados de pesquisa e garantir mais visibilidade para a sua empresa.
3 - Disseminação da marca na internet: O desenvolvimento de um relacionamento positivo com o cliente e a oferta de um conteúdo realmente interessante faz com que até mesmo quem não faz parte do público-alvo se interesse e dissemine a marca. Esse fenômeno é sensivelmente importante para empresas que trabalham com mídias sociais, nas quais, através das funções de compartilhar, um único usuário pode indicar a sua empresa para centenas de outras pessoas de sua lista de contato, e assim por diante, criando uma rede de pessoas que se interessam pelo conteúdo disponibilizado por sua empresa.
4 - Aumentar as taxas de vendas por acesso (conversões): As pessoas lembram e consideram as empresas que ofereceram um atendimento de qualidade, personalizado às suas necessidades e que de alguma forma acrescentaram coisas positivas em sua experiência. Por isso, se a empresa oferece um conteúdo importante para o cliente (que não seja vago e/ou automatizado) e realmente oferece soluções para as suas necessidades são as empresas que realizam vendas. Um marketing de conteúdo está além do fornecimento de informações, mas diz respeito a tudo o que motiva o cliente a concluir uma venda com a marca. O marketing de conteúdo opera desde a informação generalista, passando pela transparência e descrições minuciosas do produto ou serviço através de diversas mídias (textos, imagens, infográficos, vídeos, animações, etc) e vai até a condução inteligente do cliente em todo o processo de compra. Um site com conteúdo de qualidade traça um caminho por onde o cliente irá percorrer com atenção, culminando na concretização dos negócios. Dessa maneira, a taxa de clientes que não pararão no meio do processo, seguindo até a conversão será muito maior.
5 - Trabalho pós-venda: Estudos nos mostram que cerca de 70% da receita de uma empresa consolidada é proveniente de clientes recorrentes. Esse dado demonstra que um relacionamento não termina na venda e da importância de se trabalhar o pós-venda para garantir a geração de novos negócios. É muito mais fácil um consumidor comprar itens mais caros de uma empresa que já conhece e confia do que de outra desconhecida. O pós-venda não só é importante para fidelizar o cliente no futuro como também para garantir que esse cliente recomende sua empresa a outras pessoas interessadas, expandido a marca e alcançando potenciais clientes. O serviço de marketing de conteúdo trabalha no desenvolvimento de um relacionamento pós-venda saudável e que mantenha no cliente a lembrança de uma marca positiva, relevante e confiável.
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A principal referência para uma ação de marketing de conteúdo é a necessidade do cliente. Não adianta uma empresa oferecer conteúdos de qualidade se eles não possuem relevância, ou seja, se o seu público-alvo não se interessa pelo que está sendo oferecido. Um conteúdo de qualidade é aquele que realmente soluciona a demanda do cliente, sendo esse o conceito básico de um conteúdo de qualidade. O cliente só compra em uma empresa quando se sente seguro, que todas as suas dúvidas foram resolvidas.
Nesse caso, antes da execução de qualquer ação de marketing, é preciso que haja um bom planejamento. Esse é um trabalho que exige análise e técnica e, por isso, recomenda-se que seja feito por profissionais especializados ou uma empresa de marketing digital, a qual oferecerá toda a infraestrutura e suporte para a execução das campanhas de web marketing.
Para saber a real demanda do cliente, é preciso conhecê-lo; descobrir quem é o potencial cliente para sua empresa: interesses, comportamentos, rotina (horários em que costuma comprar, ler e-mails, acessar redes sociais, etc), as palavras-chave que costuma utilizar ao pesquisar sobre o seu produto ou serviço e, principalmente, quais são as suas necessidades diretas (em relação à empresa, produto) e indiretas (cotidianas). Dessa maneira, pode-se traçar quais conteúdos esse público se interessaria em ler e de que maneira deve ser distribuído, de modo a alcançar e impactar o potencial cliente. Assim, a empresa irá atrair a atenção do cliente para si, manter seu interesse em níveis altos, oferecendo soluções e conduzindo-o no atendimento e finalmente, concretizar novos negócios.