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A grande vantagem dos links patrocinados é o seu alto controle orçamentário, além da possibilidade de se investir com baixas quantias. No Google Adwords, por exemplo, pode-se investir um valor a partir de R$ 0,40. O seu alto controle orçamentário se dá porque os anúncios são cobrados pelo número de cliques, e não de visualizações, além das possibilidades de se estabelecer uma quantia de gastos diária e de interromper o serviço a qualquer momento. Em uma mesma campanha, é possível criar vários anúncios diferentes e verificar quais deles tem maior atratividade para o consumidor.

Mas não se iludam! Algumas palavras possuem custo baixo por clique, já outras podem custar pequenas fortunas. Além disso, quando um concorrente clica em seu anuncio de links patrocinados, o Google faz a cobrança, mesmo que seja um clique advindo da concorrência.

A estratégia mais interessante em uma ação avançada de Marketing Digital seria a de realizar campanhas de links patrocinadas para termos de baixo custo e realizar um trabalho de otimização de sites para palavras onde a concorrência e o custo por clique seja maior.

Gerenciamento Google Adwords

Gestão de Links Patrocinados Os anúncios são vinculados a grupos de palavras-chave selecionadas previamente, bem como suas derivações e, no momento em que esses termos são pesquisados pelo usuário, o anúncio é exibido. Geralmente os Links Patrocinados aparecem em destaque na página, com cores e tipografias diferentes dos links orgânicos. É também possível programar a exibição dos anúncios a certo perfil de usuário e em determinadas localidades, oferecendo a possibilidade de uma maior seleção do público atingido.

O custo por cada clique pode variar de R$ 0,40 a quase R$ 100,00, dependendo das palavras-chave utilizadas. Termos mais concorridos chegam a custar cerca de três vezes mais que a média de palavras menos disputadas, dessa forma, alguns sites, como o Google Adwords, possuem ferramentas que ajudam os anunciantes a prever o custo por clique de um link patrocinado, dando maior controle de gastos ao usuário.

Além da seleção de palavras-chave, existem também outros fatores de otimização de anúncios que podem ser observados, como a própria construção do mesmo e dias/ horários de exibição.

Quais são as vantagens e desvantagens da Gestão de Links Patrocinados?

Vantagens Links Patrocinados Os Links Patrocinados possuem a vantagem de se sobrepor com mais facilidade aos outros resultados de pesquisa, oferecendo um posicionamento diferenciado do site anunciado. Esta pode uma grande facilidade na gestão de anúncios vinculados a palavras-chave de alta concorrência.

Por outro lado, mesmo com sua efetividade de posicionamento e possibilidade de total controle orçamentário, os links patrocinados, quando usados a médio e longo prazo, podem trazer a desvantagem de ser uma fonte de altos custos. Nesse caso, suas vantagens são maiores em campanhas de curto período, como anúncio de promoções, por exemplo.

Além disso, mesmo que os links patrocinados ofereçam uma grande visibilidade à sua empresa, se o site direcionado: 1) não exercer atratividade suficiente para prender e manter a atenção e o interesse do cliente; 2) não oferecer uma boa experiência de navegação, com uma estrutura inteligente, prática e adaptável a diversos tipos de dispositivos e conexões; ou 3) se a página não tiver um conteúdo de qualidade que solucione a demanda procurada pelo usuário; muito provavelmente esse cliente irá fechar a página e procurar em sites da concorrência estes atributos não encontrados. Mesmo que haja uma alta taxa de cliques, o percentual de conversão (que é a real efetivação da venda/ divulgação de produtos ou serviços) será baixo. Logo, uma gestão de links patrocinados com bons resultados depende também de um trabalho de reestruturação do site.

Como converter geração de tráfego em novos negócios?

Conversão Links Patrocinados Sabe-se que cerca de 90% dos consumidores buscam informações sobre um produto, serviço ou empresa na internet antes de adquiri-lo. Paralelo a isso, algumas pesquisas indicam que a grande maioria dos usuários preferem clicar em links orgânicos a patrocinados, baseados nas seguintes ideias:

1 - Como o ranqueamento do Google mede a relevância dos sites orgânicos, um link patrocinado não necessariamente precisa ser de qualidade para estar ali, logo, é menos confiável que um link orgânico.

2 - O objetivo principal da publicidade é a venda. Usuários que estejam somente buscando informações, a priori, portanto, não têm interessem em clicar em páginas voltadas para a venda, mas em páginas que focam a informação detalhada de um produto.

Essas tendências de comportamento do consumidor ratificam ainda mais a importância da inclusão de um trabalho de reestruturação de site como estratégia fundamental para o projeto de marketing digital de sua empresa. O serviço de otimização de sites e de Gerenciamento de Redes Sociais pode ser a melhor opção. Por trabalhar em uma total otimização de seu site, aprimora ao máximo a navegabilidade do cliente, atraindo maior credibilidade e visibilidade ao site. Desta forma, uma página que ofereça conteúdo de qualidade e atenda aos reais interesses e demandas do cliente terá o poder de transformar os acessos em altos níveis de conversão em negócios e rentabilidade para a sua empresa.