Monitoramento de resultados: nas campanhas de e-mail marketing, é possível medir com precisão o comportamento do cliente: quantas pessoas receberam o e-mail, visualizaram, clicaram no link do site – quantas acessaram o site empresarial através do e-mail marketing e quantas compraram. Com um monitoramento detalhado, é possível compreender os pontos de dispersão dos clientes, ou seja, os momentos em que eles não se interessam em elaborar ações mais efetivas para alcançar mais pessoas e gerar mais acessos e vendas
Comunicação: E-mail é hoje uma das formas mais comuns e diretas de comunicação. Sempre que seus clientes tiverem necessidade, saberão como entrar em contato com sua empresa, apenas respondendo ao e-mail marketing escrevendo sua demanda. Isso significa uma comunicação direta e personalizada com a empresa, iniciando relacionamentos de qualidade.
O e-mail marketing também pode ser uma forma de atualizar os clientes sobre novidades da empresa, novos serviços, promoções, compartilhamento de conteúdo de qualidade, etc. A receptividade e o nível de concentração de pessoas que leem as mensagens que chegam diretamente as suas caixas de entrada são maiores. Por essas vantagens, o e-mail marketing é uma ferramenta rentável e vantajosa de publicidade online, seja para agregar tráfego à empresa ou para estreitar relacionamentos.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo
Para que seja uma atividade positiva tanto para a empresa quanto para o cliente, o e-mail marketing precisa ser utilizado de forma ética e coerente. É importante enviar mensagens apenas a quem deseja recebe-las e evitar a prática de spam. Existe uma prática muito comum entre as empresas de se comprar listagens de e-mails, os mailings segmentados. Apesar de ser uma prática de baixo custo, comercialmente não é rentável para a empresa, uma vez que enviar e-mail a quem não se interessa em recebê-los não irá converter vendas, mas sim estará sujeito a manchar a imagem da empresa, fora o risco do endereço ser incluído nas Blacklists e bloqueado para envio de mensagens a outros usuários do servidor. Nunca se deve enviar e-mail marketing do servidor corporativo da empresa, e sim, através de programas de disparos de e-mails. Por isso, é fundamental a contratação de uma empresa de marketing digital para assessorar as campanhas.
Empresas que praticam spam comprando mailings, terão, para cada pessoa que ler um e-mail, centenas de outras zangadas com a empresa, e esses feedbacks negativos trarão mais prejuízos – e a médio e longo prazo - que o lucro de uma eventual conversão. Sem contar que é uma atividade antiética e ilegal, que pode acarretar punições para a empresa.
Por outro lado, a prática Opt-in, ou seja, o processo de envio de e-mail marketing a pessoas que fornecem seus e-mails e consentem em recebê-los, é extremamente vantajosa para a empresa em todos os aspectos. Para criar uma base de dados Opt-in, a empresa pode recorrer à criação de banco de dados de seus clientes e ao famoso newsletter, presente nos sites profissionais, onde a pessoa que se interessar pelo conteúdo de sua empresa deixará seu e-mail para receber eventuais contatos. Para manter um relacionamento saudável, é importante que as newsletters contenham informações interessantes para o cliente e que agreguem valor à empresa – e não somente promoções.